terça-feira, 26 de outubro de 2010

Populismo



O populismo é uma expressão política que encontram representantes tanto na Esquerda quanto na Direita. Governantes populistas como Vargas, Perón e Lázaro Cárdenas realizaram políticas nacionalistas de substituição de importações, estatização de certas atividades econômicas e concessão de direitos sociais ,mas o exemplo máximo do populismo no Brasil foi Getúlio Vargas que subiu ao poder através de golpe de Estado nos anos 30, elegendo-se democraticamente presidente em 1951 e governando até suicidar-se em 1954. Apelidado de "pai dos pobres”, ele adotou o populismo como uma das características de seu governo que promoveu com manifestações e discursos populares, não respeitando a liberdade de expressão e a democracia no país.
Historicamente, no entanto, o termo populismo acabou sendo mais identificado como certos fenômenos políticos típicos da América Latina, principalmente a partir do ano de 1930, estando associado à industrialização, à urbanização e à dissolução das estruturas políticas oligárquicas. Hoje em dia é muito comum encontrarmos governos populistas em países com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria.
Populismo é uma forma de governar em que o governante utiliza de vários recursos para obter apoio popular. O populista utiliza uma linguagem simples e popular, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma ser diferente aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita os partidos políticos e instituições democráticas, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comportamento bem carismático.

Wesley
Yan
Victor
Ewerton Victor

Um comentário:

  1. O populismo é uma grande expressão política,governantes populistas como vargas,perón e lázaro realizaram grandes políticas nacionalistas de substituições de importações estatização de certas atividades economicas e concessão de direitos sociais.


    fabiana
    victória

    ResponderExcluir