terça-feira, 26 de outubro de 2010

A Revolução de 30



A Revolução de 1930, que pôs fim à primeira república, foi, para muitos historiadores, o movimento mais importante da história do Brasil do século XX. Foi ela quem, para o historiador Boris Fausto, acabou com a “hegemonia da burguesia do café, desenlace inscrito na própria forma de inserção do Brasil, no sistema capitalista internacional”. Ao lado da ascensão da burguesia urbana e da classe média, outros fatores atuaram na queda da república velha. Entre eles, a crise de 1929, que iniciava com a quebra de Nova York colocaria por terra a política de valorização do café.
Antonio Carlos, governador mineiro, vendo frustradas suas pretensões, uniu-se a Getulio Vargas, formando a Aliança Liberal. A Aliança Liberal foi muito influenciada pelo tenentismo, que foi um movimento de jovens militares que defendiam a moralização administrativa e cujo slogan era “Representação e Justiça”. Nas eleições de 1930, a aliança liberal perdeu, vencendo o candidato republicano Júlio Prestes.

No Rio de Janeiro, Washington Luis foi deposto e formou-se uma junta militar em seguida, entregou o poder a Vargas. Ao assumir o poder em novembro de 1930, Getulio Vargas suspendeu a constituição em vigor, dissolveu o Congresso Nacional e nomeou interventores para o governo dos estados. Além dessas medidas, criou dois novos ministérios: o da educação e a saúde.

Milena Costa
Heloísa Elana

4 comentários:

  1. Na revolução de 30 existiu várias crises e as eleições de 1930 que foi muito injusta, entre outros fatos.

    ResponderExcluir
  2. A revolução de 1930 aconteceu por causa das eleições que elegeu Julio Prestes.

    ResponderExcluir
  3. A Revolução de 1930, pôs fim à primeira república,para muitos historiadores foi , o movimento mais importante da história do Brasil do século XX.

    ResponderExcluir
  4. Nós entendemos bem, pois o assunto está bem resumido, mas explica tudo.
    Amanda Karollyne, Julyana Alany e Luana Karoline

    ResponderExcluir